Foi realizada ontem (8), no Hotel Recanto Cataratas, a abertura do 9º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-PR. O evento que é realizado de três em três anos conta com a participação de mais de 200 profissionais de todo o estado que estão discutindo mudanças nos normativos que regulamentam o exercício das profissões do Sistema Confea/Crea.
Em seu pronunciamento, o presidente do Crea-PR engenheiro civil Joel Krüger destacou a intensa participação dos profissionais paranaenses na elaboração de propostas. “Recebemos mais de 250 sugestões e sistematizamos 154 propostas que serão debatidas aqui para chegarmos as 20 propostas que serão defendidas pelos nossos delegados durante o 9º Congresso Nacional que será realizado aqui mesmo em Foz do Iguaçu”, destacou.
O coordenador do 9º CEP, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira destacou o caráter democrático do evento, que conta com a participação de profissionais das 35 inspetorias do Crea-PR. “Nesta trajetória pude participar de quase todas as reuniões, desde a primeira realizada em Marechal Cândido Rondon até a última em Londrina. Fico grato de ter participado dessas discussões e feliz com a intensa participação dos profissionais que entendem a importância do Sistema Confea/Crea e a necessidade do seu aperfeiçoamento”.
O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu da Silva, ressaltou que a engenharia e a agronomia brasileiras são fundamentais para o desenvolvimento do país e por isso precisam ser reconhecidas e respeitadas. “Por isso definimos que o tema do Congresso Nacional de Profissionais seria o Sistema Confea/Crea em Defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”.
Já o presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Guimarães fez uma breve apresentação sobre a Caixa de Assistência, apresentando aos participantes do evento o histórico da Mútua, suas metas e objetivos além de seus produtos, benefícios, serviços e convênios. Durante a apresentação o público pôde conhecer, também, um pouco mais sobre a carta de serviços, o plano de ação 2015-2018 e os programas pilotos da Instituição.
Também participaram da mesa de abertura O diretor Geral da Itaipú, Engenheiro Agrônomo Jorge Samek, o Conselheiro Federal, engenheiro civil Alessando Machado, o coordenador estadual do colégio de entidades de classe regional – CDER, engenheiro civil Samir Jorge, a conselheira e segunda vice-presidente do CREA-PR, engenheira civil Célia Neto Pereira da Rosa, o geólogo Cristiano Castro de Almeida Cunha e o gerente regional de projetos de obras da Sanepar, engenheiro civil Mário Hanaoka
Confira mais fotos do evento em: www.facebook.com/creapr
Ascom Crea-PR