Brasília, 12 de julho de 2013
Durante a abertura do 7º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) no Crea-MS, nesta sexta-feira (12), o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, palestrou sobre as perspectivas em relação aos CEPs que estão sendo realizados em todos os estados antecedendo o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) . O tema central desta edição do evento é Marco legal: competência profissional e desenvolvimento nacional. A 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e o 8º CNP serão realizados entre os dias dias 9 e 14 de setembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
A cada três anos, o Sistema Confea/Crea e Mútua promove o congresso para definir estratégias e planos de ação com o objetivo de reafirmar a importância dos profissionais no que se refere ao desenvolvimento do país. O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) está na 8ª edição.
CEP no Mato Grosso do Sul Em Mato Grosso do Sul, os encontros microrregionais que antecederam a realização do 7º CEP foram realizados em Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Naviraí e São Gabriel do Oeste. Os encontros, que reuniram cerca de mil profissionais e estudantes, são oportunidades para buscar propostas de melhorias para o Sistema.No CEP, está prevista a eleição dos delegados que levarão e defenderão as propostas de Mato Grosso do Sul no 8º CNP. De acordo com a Resolução 1013/05, que regula o CNP e a Soea, todos os participantes têm direito a voz, mas somente os delegados institucionais e estaduais têm direito a voto. A resolução define ainda que os presidentes do Confea, dos Creas e das entidades nacionais, os conselheiros federais, os coordenadores nacionais de câmaras especializadas dos Creas e o diretor-presidente da Mútua são participantes natos, na condição de delegados institucionais. Já os delegados estaduais são eleitos nos congressos estaduais de profissionais, observadas as diretrizes aprovadas pelo Plenário do Confea.
Sistematização Ainda estão previstos mais três CEPs: no Mato Grosso (19.07), Piauí (19 e 20.07) e em São Paulo (20.07). Em seguida, nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto haverá a “Primeira Sistematização Nacional das Propostas Estaduais” do 8º CNP. “Cada CEP, por meio de seus coordenadores, vai apresentar 20 propostas que já foram sistematizadas, totalizando 540, que serão consolidadas em 20 propostas a serem apresentadas na primeira etapa do CNP, em Gramado (RS)”, explicou a secretária do CNP, Sandra Padilha.
Fernanda Pimentel Equipe de Comunicação do Confea com informações do Crea-MS