O que é o CNP?
O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
No Congresso, profissionais de todo o Brasil, dirigentes de entidades, conselheiros regionais e federais e representantes diretos da base, transformam-se na massa crítica do Sistema, formulando propostas e oferecendo a nação a sua contribuição política, na forma de documentos e sugestões que representem a soma da sensibilidade política com o conhecimento específico da ciência e da tecnologia em cada uma das áreas singulares que formam o conjunto de profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências.
Como acontece o Congresso Nacional de Profissionais?
O CNP realiza-se a cada três anos, na sequência imediata da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em local e data definidos durante a SOEA do ano anterior. Antes da realização do CNP ocorrem duas etapas: eventos precursores e os Congressos Estaduais de Profissionais (CEP).
Eventos precursores
São os encontros locais, microrregionais e regionais que precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais. Têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que favoreçam a discussão.
Após o debate, as proposições são sistematizadas de acordo com metodologia própria e encaminhadas à etapa seguinte, conforme o cronograma estabelecido (clique aqui).
Congresso Estadual de Profissionais (CEP)
O Congresso Estadual de Profissionais (CEP) é um fórum organizado pelo Crea no âmbito de sua jurisdição, em parceria com as entidades de classe e instituições de ensino, que tem como objetivo eleger os delegados estaduais que participarão do CNP e discutir os temas aprovados pelo Plenário do Confea
Durante os congressos estaduais de profissionais, após discussão dos temas e das teses apresentadas, são elaboradas as propostas a serem encaminhadas ao GTEC-CNP e à CON para sistematização.
Como funciona o Congresso Nacional de Profissionais
Os eventos do CNP são realizados na seguinte sequência:
- na “consciência individual” de cada profissional;
- nas reuniões preliminares, muitas vezes informais, realizadas nas entidades de classe e nas instituições de ensino, ou até mesmo nas empresas;
- nas inspetorias, em cujas subjurisdições se localizam essas entidades, instituições e empresas;
- nas regiões administrativas em que as inspetorias se agrupam;
- nos Congressos Estaduais, cujas propostas sistematizadas são representativas do pensamento e do posicionamento consensual dos profissionais de cada jurisdição;
- finalmente, no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), onde são discutidas as propostas nacionais sistematizadas, representativas do pensamento e do posicionamento nacionais unificado.
Qual o tema central do próximo CNP?
“Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” é o tema central do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que em 2022 será realizado, em uma única etapa, após a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia (GO), de 6 a 8 de outubro.
O CNP estará na sua 11ª edição e o tema central será “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. Será realizado após a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia (GO), de 6 a 8 de outubro de 2022
Como eixos temáticos, serão abordados: Serão abordados três eixos temáticos:
- Inovação Tecnológica
- Infraestrutura
- Atuação Profissional
Breve histórico dos CNP
O Confea criou, em 1992, por meio da Resolução 373/92, e depois pela Resolução 1.013/2005, a regulamentação dos Congressos Nacionais de Profissionais (CNPs) e dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). Desde então, foram realizadas dez edições desses congressos.
Edições anteriores