Começam os preparativos para o 8º Congresso Estadual de Profissionais

Porto Velho - Rondônia - O Congresso Nacional de Profissionais - CNP - é um fórum realizado pelo Conselho Federal de Engenharia, o Confea, apoiado pelos Creas e pelas Entidades Nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea-Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Esse Congresso é organizado a cada três anos e é precedido pelos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), e esses pelos eventos locais, microrregionais ou regionais. A oitava edição acontece neste ano, em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e o tema central é "Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional".

Antes da concretização desse evento nacional, cada Conselho Regional realiza o seu Congresso Estadual de Profissional – CEP, que tem como objetivo eleger os delegados estaduais que participarão do CNP e discutir temas aprovados pelo plenário do Confea. Esse evento conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

8º CEP – Rondônia Na última semana, o coordenador da comissão organizadora do 8º CEP, o conselheiro do Crea Rondônia, engenheiro civil Carlos Trajano, reuniu toda equipe para apresentar o guia de orientação do Congresso e informar sobre os eixos temáticos, são eles:

Formação profissional (Onde são forjados os futuros profissionais de quem muito espera a sociedade brasileira?)

Exercício profissional (Onde se discutem as ações profissionais voltadas ao desenvolvimento sustentável?

Organização do Sistema (Onde se busca definir para essas organizações os padrões de excelência a serem alcançados?)

Integração profissional e social (Onde os profissionais do Sistema Confea-Crea, além de procurarem tornar mais fortes os laços de SUS relações internas, devem unir esforços com outras organizações sociais em prol dos interesses comuns da sociedade brasileira) Inserção internacional (Onde disponibilizar para profissionais e empresas brasileiras as melhores condições de intercâmbio com as organizações profissionais e com os Institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos países desenvolvidos?

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, que também estava presente na reunião, um dos objetivos de realizar essas reuniões em entidades, inspetorias e os encontros microrregionais é de mobilizar os profissionais e ampliar a participação desses no processo de realização dos eventos do 8º CNP.

Durante os congressos estaduais de profissionais, após discussão dos temas e das teses apresentadas, são elaboradas as propostas que são encaminhadas à Comissão Organizadora Nacional (CON) para sistematização.

Fazem parte também da comissão do 8º CEP, o conselheiro do Crea-RO, coordenador adjunto da comissão, engenheiro Eudes Souza, engenheiro civil Anderson Sá, engenheiro florestal Joel Magalhães, engenheiros agrônomos Valter Luiz e Moises Vieira como membros, a gerente administrativa do Crea-RO, Marcia Barbato e a assessora da presidência, Graciema Cauper.

Calendário das Microrregionais No mês de Maio serão realizadas as microrregionais nas inspetorias e nos escritórios de representação do Crea-RO, localizados no interior do Estado. Serão as reuniões preparatórias para o 8º CEP, que será realizado nos dias 04, 05 e 06 de Julho, em Porto Velho.

De acordo com o coordenador da comissão, Carlos Trajano, o objetivo principal dessas reuniões é ampliar a participação dos profissionais adicionando as propostas que serão apresentadas nos encontros estadual e nacional. “É a oportunidade que cada um terá de apresentar sua idéia para melhorar cada vez mais o sistema contribuindo para o aperfeiçoamento profissional”, disse.

Confira abaixo o calendário das reuniões preparatórias para o 8º Congresso Estadual de Profissionais.

DATA LOCALIDADE

08/05/13 JARU

09/05/13 BURITIS

10/05/13 ARIQUEMES

15/05/13 PIMENTA BENO

16/05/13 CEREJEIRAS

17/05/13 VILHENA

21/05/13 SÃO MIGUEL

22/05/13 ROLIM DE MOURA

23/05/13 CACOAL

24/05/13 JI-PARANÁ

31/05/13 GUAJARA-MIRIM

Marco Legal O marco legal representa a base sobre a qual um instituição ou sistema de organizações constrói e determina a natureza e o alcance de sua participação política e social contendo no em seu corpo um conjunto de provisões regulatórias e leis inter-relacionadas. O marco legal fornece ainda à autoridade competente as condições para que possa levar a cabo os encargos da administração, em conformidade com as finalidades e a estrutura que lhe foi prevista.

Fonte: Rondoniaovivo