Crea-CE abre Congresso Estadual de Profissionais

CEP

Fortaleza, 15 de agosto de 2022.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realizou nesta sexta-feira (12), o primeiro dia de debates do 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará. O evento foi aberto pelo presidente em exercício do Crea-CE, Engenheiro Civil Fernando Galiza que recepcionou os convidados e profissionais e apresentou um vídeo com o passo a passo para a emissão da Carteira Digital. O Diretor Geral da Mútua no Ceará, Engenheiro Civil e Agrônomo Pedro Idelano Alencar Felício discorreu sobre a história da Caixa de Assistência e o técnico da Mútua Diego Cavalcante explicou como o profissional associado pode acessar os benefícios e empréstimos. 

A reunião contou com a presença do Engenheiro Mecânico Constantino Frates Júnior, coordenador  de atração de investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará. Ele proferiu palestra abordando a criação de HUB's no estado. Destaque para o HUB do Hidrogênio Verde que vem elevando a atração de empresas nacionais e internacionais para o Ceará, que também está recebendo investimentos em outros setores de sua infraestrutura. O Engenheiro Mecânico citou como exemplo a possibilidade da produção de fertilizantes verdes com a exploração do fosfato da mina de Santa Quitéria e de Amônia. Além dos investimentos em energias renováveis (solar e eólica) que já estão em curso. Constantino Frates revelou que, atualmente, existem 20 projetos em execução. "Se a gente conseguir implantar de  25% A 30% desses projetos, o volume de investimentos pode chegar a U$ 26 bilhões de dólares", confirmou Constantino Frates. O Engenheiro Mecânico reforçou que o Crea-CE tem um papel fundamental  nesse processo de implantação  dos HUB's por causa da sua experiência e visão  técnica.

A abertura do 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará também contou com a importante presença do Procurador Jurídico do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Fernando Nascimentodos Santos. Em sua palestra, ele falou da importância dos Congressos Estaduais organizados pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia para a formulação de propostas para uniformizar as ações e dar mais visibilidade ao Sistema Confea/Crea e Mútua em todas as questões que estão diretamente relacionadas aos seus profissionais. O Procurador Jurídico do Confea reforçou a importância de propostas que possam ser atendidas pelo Governo Federal, os governos estaduais e as bancadas parlamentares. Propostas, segundo ele, que levem em consideração a situação existente No país. Por isso, sustentou Fernando Nascimento, é necessário  justificar a proposição com base na "fundamentação legal".

Outro ponto alto do primeiro dia do encontro foi a aprovação do Regimento Interno do Congresso Estadual dos Profissionais do Ceará que estabeceu as regras para a formação das propostas e a votação das teses. O Coordenador do CEP-CE, José Maria Freire, apresentou os artigos do documento.O regimento foi aprovado por unanimidade. Esse ano  a Comissão do 11° CEP-CE é formada pelos seguintes profissionais: Engenheiro Agrônomo José Maria Freire; Engenheiro Eletricista, de Segurança do trabalho e Ambiental, Cláudio Patrício; Engenheira Agrônoma Maria Helena de Araújo; Engenheira Civil Cristina Bianchi; Engenheira Civil Maria do Socorro; Engenheiro Civil Antônio Melo e Engenheiro Civil Roberto  Wagner.

CEP

Durante o período da tarde, foram formados os Grupos Temáticos para deliberar sobre as propostas. O Engenheiro Agrônomo José Maria Freire conduziu a formação dos grupos de trabalho. O 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará em 2022 está focando suas atenções em três Eixos Temáticos: Atuação Profissional; Infraestrutura e Inovação tecnológica. Nesta sexta-feira (12) as propostas, inicialmente aprovadas nos Grupos Temáticos, serão aprsentadas e votadas na Plenária que vai encerrar o evento.

O 11° Congresso Estadual de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua no Ceará prossegue neste sábado, dia 13, a partir das 8h30min, no Hotel Mareiro  na Avenida Beira-mar. Engenheiros, Agrônomos e profissionais das Geociências vão votar as propostas serão levadas ao Congresso Nacional dos Profissionais.

Assessoria de Comunicação do Crea-CE