Em Brasília, Cden realiza a última reunião nacional do ano

 Reunido pela última vez este ano, Colégio de Entidades Nacionais (Cden) aborda temas de interesse das entidades e do Sistema

Brasília, 8 de novembro de 2021.

Informes dos integrantes do colegiado e a preparação do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece de 6 a 8 de outubro de 2022, em Goiânia (GO), com o tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências" e os seguintes eixos temáticos: 1-Inovação tecnológica, 2-Infraestrutura e 3-Atuação profissional, foram itens que marcaram a segunda-feira de manhã.

Até quarta-feira, último dia da reunião, um dos assuntos que os coordenadores debatem são as resoluções consideradas “arbitrárias”, emitidas pelos conselhos federais dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas.

Coordenador Marco Aurélio Braga e coordenador adjunto Milton Ribeiro: pela primeira vez, Cden tem sua quarta reunião do ano

Após os informes das entidades, os conselheiros federais presentes, eng. eletric. e eletron. Genilson Pavão e eng. civ. Daltro Pereira, se manifestaram defensores das entidades de classe, definidas por eles, como a base de sustentação do Sistema. “Devemos servir vocês, não o contrário”, disse Pavão. Segundo ele, a união da engenharia em torno do ideal de desenvolvimento nacional é possível. “As entidades fomentam a origem da engenharia brasileira. Nosso compromisso é sanar as incongruências que têm acontecido com as entidades”. Já o conselheiro Daltro Pereira comentou que a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) está aberta às entidades, manifestando apoio a projetos em tramitação no Congresso Nacional para fortalecê-las.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida/Confea