GT contribuiu para debates no 11º CNP e transparência das propostas

A coordenação do Grupo de Apoio ao Congresso Nacional de Profissionais – GT CNP, que atuou entre 2019 e 2022, foi conduzida pelo gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. amb. Renato Muzzolon Júnior. Responsável também pela atualização permanente dos coordenadores dos Congressos Estaduais de Profissionais, por meio de um grupo de whatsapp ainda em atividade, ele considera que “o principal objetivo era dar transparência para as propostas. Nós mantivemos o grupo de trabalho nesse período no sentido de apontar melhorias e principalmente para dar transparência às propostas das outras edições do CNP. A gente conseguiu fazer isso em 2022”, afirma. 

Por meio do GT, foram adotadas ainda medidas como a aprovação e a sistematização dos textos referenciais, como a Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD). A definição dos eixos temáticos Inovação tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional, abrigados sob o tema geral “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” também esteve sob a alçada do GT. 

Com diretrizes debatidas e compartilhadas entre os regionais, Renato Muzzolon Júnior conduziu as atividades preparatórios dos dois últimos CNPs
Com diretrizes debatidas e compartilhadas entre os regionais, Renato Muzzolon Júnior conduziu as atividades preparatórios dos dois últimos CNPs



“Também fizemos a compilação das 356 propostas dos 27 regionais, atuando também junto às entidades precursoras, a coordenadorias de câmaras especializadas e ao Colégio de Entidades Nacionais. Ao longo de 2022 e 2023, sistematizamos todas as 59 propostas do 11º CNP”, descreve o gerente de Relacionamentos Institucionais. “Esse grupo de trabalho está tendo sua continuidade, atrelado também ao PIC 8 (Projeto 08, “Proposta do Sistema Confea/Crea para o Brasil”, do Plano Institucional do Confea 2021-2023), sob a coordenação da Superintendente de Integração do Sistema, geóloga Sílvia Cunha”.

O atendimento às premissas estabelecidas pelo Anexo II da Resolução 1.013/2005, que define as normas para a organização e o funcionamento do evento, convivia com o debate em torno da necessidade da sua atualização. A norma estabelece que a necessidade de que as propostas contemplem a situação existente, a fundamentação legal, a proposição, os mecanismos de implantação e a justificativa para que fossem recebidas. “Eu acredito que o próximo processo de melhoria contínua do CNP é a mudança da resolução e nós continuarmos trabalhando as propostas do CNP ao longo de 2024 e principalmente já projetar o 12º CNP, que já deve ser começado a trabalhar também em 2024”, comenta Renato Muzzolon Júnior.

Trabalhado com antecedência, 11º CNP foi realizado em Goiânia, em 2022
Trabalhado com antecedência, 11º CNP foi realizado em Goiânia, em 2022



Objetivos alcançados
Para o gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, os principais objetivos do GT CNP foram alcançados. “A gente escutava muito que o Sistema gastava muito e não entregava nada. Então, nós tínhamos os eventos microrregionais, estaduais e o evento nacional. A gente consegue desmistificar essa fala hoje quando nós damos transparência às propostas, no sentido de mostrar a tramitação delas, elas sendo atendidas ou não”, define.30

Para Muzzolon, o GT conseguiu trabalhar muito bem os eventos estaduais para que as propostas viessem com boa qualidade fosse possível trabalhar a prévia das propostas antes de ir para o 11º CNP. “Nós tivemos resultados muito expressivos, através das propostas elaboradas e aprovadas, que tinham como horizonte o desenvolvimento nacional. Foram propostas tão interessantes, que parte delas está sintonizada e integrada com as propostas da nossa Assessoria Parlamentar. A gente tem agora tem um processo aberto, com todas as propostas tramitadas na casa. Tem um site com a transparência dessas propostas, mostrando onde elas estão, aprovadas ou não. Isso é muito importante”, considera.

Além de Renato Muzzolon Júnior, o GT foi formado em 2021-2022 pelo conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira; representante da Procuradoria Jurídica do Confea, Fernando Nascimento dos Santos; representante da Superintendência Administrativa e Financeira – SAF, Marina Garcia da Silva Pereira; representante da Superintendência de Integração do Sistema – SIS, Osmar Barros Júnior; representante do Gabinete da Presidência, Simone Baía Pereira Gomes; representante da Consoea e da Superintendência de Estratégia e Gestão – SEG, Silvia Maria Nunes Girardi; representante da Gerência de Desenvolvimento Institucional – GDI, Ilka Antonino Vilela da Silva, e representante da Gerência de Planejamento e Gestão – GPG, Edson Cezar Mello Junior.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Arquivo/Confea