Durante a quinta‐feira (23/06), mais de cem profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia estiveram reunidos em Palmas para o 9º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Sistema CONFEA/CREA e Mútua do Tocantins. O CEP é o evento preparatório para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorrerá no mês de setembro, em Foz do Iguaçu, reunindo representantes de todos os CREAs do Brasil.
A Mútua, como apoiadora do evento, também esteve presente. Representada pelos diretores financeiro, eng. civil Gerson Taguatinga, e administrativo, eng. mec., civil e de seg. do Trab. Júlio Fialkoski, a Caixa de Assistência realizou palestra sobre seu histórico, forma de atuação, benefícios, convênios e serviços, além dos principais projetos e plano de ação da atual diretoria.
Durante a abertura do encontro, o presidente do CREA‐TO, eng. civil Marcelo Costa Maia, reafirmou a importância de serem consolidadas propostas que representem os interesses de todo o nosso Sistema. "Este é um momento de extrema importância para a engenharia e agronomia do estado. Este encontro dá oportunidade à voz de vocês, sobre propostas de avanço do Sistema e do seu exercício profissional. Sabemos que temos muito a melhorar e contamos com a contribuição de todos. Este trabalho colaborativo é fundamental para a melhoria da nossa área tecnológica”, comenta Marcelo.
CONFIRA AS FOTOS DO 9º CEP-TO AQUI.
Cinco reuniões preparatórias, ocorridas entre maio e junho em Gurupi, Araguaína, Araguatins, Guaraí e Paraíso, antecederam o Congresso Estadual. Para o coordenador do 9º CEP‐TO, eng. ambiental Cassius Ferreira Gariglio, as discussões e propostas levantadas nos eventos regionais e estadual foram muito proveitosas. “Uma das marcas do CEP é a possibilidade de transformação, a abertura para a reflexão e a proposição de melhorias. Acredito que terminamos esta fase estadual com grandes proposituras, e iremos representar o Tocantins em um ótimo nível de discussão e entendimento da contribuição da engenharia e agronomia para o país”, complementou o coordenador Cassius.
As propostas aprovadas no 9º CEP‐TO seguem agora para a última etapa, o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado nos dias 2 e 3 de setembro em Foz do Iguaçu‐PR.Com o tema central “O Sistema CONFEA/CREA e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia brasileiras”, o 9º CEP oportunizou aos profissionais espaços de discussão para a definição de estratégias, planos e programas de atuação, por meio da proposição de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. Os debates foram organizados a partir de três eixos temáticos: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia.
As mais de dez propostas aprovadas pelos profissionais do Tocantins serão encaminhadas para o evento nacional. Os delegados eleitos para representarem o CREA‐TO são: com mandato, eng. civil Daybson Dias de Sousa, eng. civil Milton Septimio, eng. civil Cleidson Dias de Sousa, eng. civil Luiz Fernando Machado, e sem mandato eng. amb Tulio Dias, eng. civil Flavio Roldão e eng. civil Suzy Moreno. O presidente do CREA‐TO, eng. civil Marcelo Costa Maia e o coordenador do 9º CEP‐TO eng. amb. Cassius Ferreira Gariglio são considerados delegados natos e também representarão o Regional no CNP.