Rio Verde sedia o primeiro Encontro Regional de Profissionais de 2019

A inspetoria do Crea-GO em Rio Verde recebeu, na tarde de 9 de maio, o primeiro Encontro Regional de Profissionais (ERP) de 2019. O evento, que reuniu 29 profissionais da cidade-sede e também dos municípios de Mineiros, Santa Helena de Goiás, Quirinópolis, Jataí e Aragarças, teve o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

O Encontro de Rio Verde foi comandado pelo coordenador da Comissão Organizadora do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) de Goiás, Eng. Civ. Ricardo Veiga, que presidiu a mesa diretora. O inspetor do Crea em Rio Verde, Eng. Agr. Paulo Martins, foi o vice-presidente da mesa, que contou ainda com o coordenador-adjunto da Comissão Organizadora, Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo, como secretário; e com a inspetora-auxiliar do Crea em Santa Helena de Goiás, Eng. Civ. Aline Brito de Paula, como relatora.

Ainda estiveram presentes no evento inspetores do Crea em Mineiros,  Eng. Ftal. Gildomar dos Santos e Eng. Civ. Antonio Célio Júnior; os inspetores de Aragarças, Eng. Civ. José Leão Neto e Tec. Saneam. Amb. Patrick Medeiros; de Quirinópolis, Eng. Agr. Ricardo de Azevedo e Eng. Civ. Ludimila de Macedo; de Jataí, Eng. Civ. Khalil Fernando Tum, Eng. Civ. Cintia Carvalho e Eng. Agr. Cleomar de Sousa; e de Santa Helena, Eng. Agr. Suaildo Marques e Eng. Amb. Rogério Martins. O conselheiro Eng. Minas Augusto César Gusmão e o assessor institucional de Políticas Públicas do Crea, Eng. Civ. Victor Resende, também participaram do ERP.

Apresentações – No início do Encontro, o coordenador da Comissão Organizadora e presidente da mesa condutora dos trabalhos, Eng. Civ. Ricardo Veiga, fez uma apresentação institucional do Crea-GO. Durante sua fala, o conselheiro abordou todo o trabalho que o Conselho goiano vem desenvolvendo em favor de seus profissionais e de toda a sociedade goiana. O Livro de Ordem Eletrônico do Crea-GO, o sistema de Business Intelligence (BI) aplicado à fiscalização proativa, a fiscalização georreferenciada e os convênios firmados com diversos órgãos do Estado estiveram entre os tópicos abordados.

O conselheiro ainda destacou o objetivo do ERP: “Este evento é uma oportunidade de conversarmos sobre atualização da nossa legislação e da nossa organização. Aqui em Rio Verde, iniciamos as discussões acerca do futuro do nosso sistema profissional”. Como explicou Ricardo Veiga, a ideia é “apresentar, discutir, aprovar e encaminhar propostas de melhoria para o Sistema Confea/Crea, que poderão ser defendidas nacionalmente”.

  O Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo apresenta o tema e os eixos temáticos definidos pelo Confea para nortear as discussões

O Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo apresenta o tema e os eixos temáticos definidos pelo Confea para nortear as discussões

Já o coordenador-adjunto da Comissão, Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo, frisou a necessidade de “sair deste Encontro com propostas para o nosso Congresso Estadual. Os Encontros Regionais estão acontecendo em todos os estados do País e o objetivo é que as propostas de Goiás cheguem até o Congresso Nacional de Profissionais e que ajudem a melhorar nosso Sistema”. Aquila ainda foi o responsável por apresentar os eixos temáticos da discussão.

Neste ano, o tema definido pelo Confea é “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, contendo os seguintes eixos temáticos: Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e Agronomia; Recursos Naturais – O papel da Engenharia e Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade; Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia; Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras; e Atuação das Empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

 O Eng. Agr. Paulo Martins (E), o Eng. Civ. Ricardo Veiga, o Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo e a Eng. Civ. Aline Brito de Paula (D) compõem a mesa condutora do trabalhos

O Eng. Agr. Paulo Martins (E), o Eng. Civ. Ricardo Veiga, o Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo e a Eng. Civ. Aline Brito de Paula (D) compõem a mesa condutora do trabalhos

Propostas – Durante o ERP de Rio Verde, diversas propostas, dentro dos eixos temáticos definidos pelo Confea, foram discutidas e apresentadas pelos participantes. Entre as principais, que serão agrupadas e apresentadas durante o Congresso Estadual, estão propostas de exame de ordem para recém-formados; residência técnica para profissionais; unificação do banco de dados de profissionais e de ARTs de todo o Brasil, permitindo o fim do visto profissional; carteira profissional digital; tabela de honorários mínimos e outras.

Eleições – No Encontro, ainda foram eleitos três profissionais que representarão a região abrangida pelo evento no 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), marcado para 26 de junho, em Goiânia. O Eng. Agr. Paulo Martins, o Eng. Eletric. e Seg. Trab. Roberto Bessa e o Eng. Civ. Danilo Vieira serão os responsáveis por levar e defender as propostas do ERP de Rio Verde no Congresso Estadual.

Para Ricardo Veiga, o Encontro Regional de Profissionais de Rio Verde foi positivo. “Tivemos, em Rio Verde, a representação de todas as outras inspetorias abrangidas pelo ERP e isso foi bastante importante. Tivemos também propostas e discussões relevantes e considero a realização do evento muito positiva. Agora, precisamos de uma participação ainda mais significativa de profissionais nos próximos encontros de discussões da estrutura do Sistema Confea/Crea”, ressaltou.

 Os eleitos para apresentar e defender as propostas do ERP de Rio Verde no 10º CEP: Eng. Eletric. e Seg. Trab. Roberto Bessa (E), Eng. Civ. Danilo Vieira e Eng. Agr. Paulo Martins (D)

Os eleitos para apresentar e defender as propostas do ERP de Rio Verde no 10º CEP: Eng. Eletric. e Seg. Trab. Roberto Bessa (E), Eng. Civ. Danilo Vieira e Eng. Agr. Paulo Martins (D)

Outros ERPs – Além de Rio Verde, mais cinco cidades sediarão os Encontros Regionais de Profissionais até o dia 30 de maio, sempre das 13h30min às 18h: Catalão (14/5), Luziânia (21/5), Ceres (23/05), Goiânia (28/5) e Itumbiara (30/5). Os encontros serão realizados nas inspetorias do Crea nas respectivas cidades ou na sede do Conselho, no caso de Goiânia. No total, serão eleitos 18 representantes que participarão do Congresso Estadual de Goiás, sendo três em cada ERP.

DEPOIMENTOS

“O evento é uma oportunidade para mostrar para os profissionais como o Sistema Confea/Crea tem atuado, além de abrir as portas para que possamos dar nossas ideias, sugerindo o que pode ser melhorado e como melhorar. Acho que é importante mostrar aos profissionais que temos a oportunidade de dar nossa opinião e de participar efetivamente do Sistema.”

Eng. Civ. Mayda Miguel Silva de Castro, profissional de Rio Verde-GO

“Acho extremamente importante, um evento como este, que convida o profissional a participar do Conselho. Vemos gente reclamando de problemas que eventualmente ocorrem no Crea, mas há poucas pessoas que se dispõem a participar e debater essas questões. Então, um evento como o ERP traz os profissionais para discutirem situações e propor soluções.”

Eng. Civ. Marcelo Alves Pereira, profissional de Rio Verde-GO

Assessoria de Comunicação Crea-GO