Evento em Ribeirão Preto dá continuidade à etapa preparatória do CEP 2019
No sábado (11/05) o Crea-SP realizou, no auditório da Universidade Paulista – UNIP em Ribeirão Preto, o terceiro Congresso Regional de Profissionais (CRP) de 2019, como parte do programa preparatório para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), evento que o Conselho realiza em agosto próximo. Após o CEP, cujo tema central é
Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, o Sistema Confea/Crea participa do Congresso Nacional de Profissionais, a ser realizado este ano na capital do estado de Tocantins.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos (da esquerda para a direita na foto acima) o Coordenador da Comissão Organizadora Regional do CRP (COR), Eng. Clovis Savio; o Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Agrônomo Glauco Eduardo Pereira Cortez; e o Superintendente dos Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira.
O CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Aos encontros locais, microrregionais e regionais que precedem a realização dos CEPs em todo o Brasil cabe a escolha de delegados que irão participar do evento nacional e o encaminhamento, às Comissões Organizadoras Regionais, de proposições que favoreçam a discussão de cinco eixos temáticos (veja figura acima).

Na programação da manhã do CRP em Ribeirão Preto o Eng. Glauco (ao centro na foto acima) falou aos Inspetores sobre a importância de se eleger delegados da região que levem aos Congressos Estadual e Nacional proposições específicas em prol do desenvolvimento da Engenharia e da Agronomia. “Mas é preciso – disse o vice-presidente do Conselho – que escolhamos aqueles profissionais efetivamente comprometidos com as legítimas demandas da sociedade. Para alguns é fácil criticar o Sistema Confea/Crea, mas esta é a hora de propor ideias e soluções que reforcem o que temos de bom e outras que corrijam o que há de errado. Eventos como este nos possibilitam essa oportunidade e não devemos desperdiçá-la”.

O Eng. Clovis Savio Simões de Paula (foto acima) apresentou o Regulamento Geral do 10º Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia e Agronomia de São Paulo. O Eng. Salmen Saleme Gidrão explicou detalhes sobre oTema Central e Eixos Temáticos do Congresso Nacional de Profissionais, proferindo a palestra "O Papel da Engenharia e da Agronomia no Desenvolvimento Nacional no Atual Estágio do Desenvolvimento Tecnológico".
Ainda na programação da manhã os Engenheiros Marcelo Akira Suzuki e Mauricio Cardoso da Silva falaram aos profissionais sobre procedimentos na inscrição de delegados e apresentação de propostas (fotos abaixo).
Acima o Eng. Salmen Saleme Gidrão, membro da COR, em sua palestra "O Papel da Engenharia e da Agronomia no Desenvolvimento Nacional no Atual Estágio do Desenvolvimento Tecnológico"
O Eng. Agrônomo Marcelo Akira Suzuki esclareceu detalhes sobre a inscrição de delegados
O Eng. Mauricio Cardoso da Silva explicou aos profissionais o procedimento para a apresentação de propostas
A Comissão Especial Organizadora Regional do Congresso Nacional de Profissionais do Crea-SP é composta pelos seguintes profissionais: coordenador, Clóvis Sávio Simões de Paula (Engenharia Mecânica e Metalúrgica); coordenador adjunto, Edelmo Edivar Terenzi (Engenharia Elétrica); Daniel Cardoso (Geologia e Engenharia de Minas); Hamilton Fernando Schenkel (Engenharia de Agrimensura); Marcelo Akira Suzuki (Agronomia), Marcelo Alexandre Prado (Engenharia Química); Maurício Cardoso Silva (Engenharia de Segurança do Trabalho); e Salmen Saleme Gidrão (Engenharia Civil).
Acima, o Vice-Presidente do Crea-SP com membros da COR
Na programação da tarde, os participantes foram divididos em salas separadas para discussão do tema e dos eixos. No encerramento dos trabalhos os inspetores e gestores do Crea-SP procederam à eleição dos delegados da primeira fase do Congresso.
VEJA, ABAIXO, O REGISTRO DAS REUNIÕES SOBRE OS EIXOS TEMÁTICOS:
EIXO 1 - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
EIXO 2 - RECURSOS NATURAIS
EIXO 3 - INFRAESTRUTURA
EIXO 4 - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EIXO 5 - ATUAÇÃO DAS EMPRESAS DE ENGENHARIA
Após a discussão dos temas específicos do Congresso, a Comissão Organizadora do evento constituiu a mesa diretora dos trabalhos de votação dos candidatos à função de delegado do Crea-SP nos congressos subsequentes.

De acordo com o regulamento do CRP, candidataram-se profissionais com mandato e sem mandato no Crea-SP, cabendo a cada um breve apresentação de suas propostas para o exercício da representação do Conselho no CEP e no CNP.

Na sequência, os profissionais votaram nos candidatos de sua preferência, chegando a um quadro de 4 delegados com mandato (2 titulares e 2 suplentes) e 4 delegados sem mandato (2 titulares e 2 suplentes).

Na foto acima, ao centro, o Superintendente dos Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira, com os delegados eleitos
No encerramento do Congresso Regional, equipe da Superintendência dos Colegiados do Crea-SP com membros da COR: missão cumprida em mais uma etapa do CEP
Após o debate no Congresso Regional, as proposições são sistematizadas de acordo com metodologia própria e encaminhadas à etapa seguinte.
PARA APRESENTAR SUA PROPOSTA, ACESSE AQUI O PASSO-A-PASSO COM ORIENTAÇÕES A RESPEITO.
Subsídios para a elaboração das suas propostas
"Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, em que as mudanças ocorrem a cada dia. Novos conhecimentos são agregados à escala de conceitos globais a cada instante. O avanço da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente requerem planejamento estratégico para que nada impeça ou prejudique o desenvolvimento do outro.
Diante disso, são recomendáveis as seguintes reflexões:
– Qual o papel da Engenharia e da Agronomia no Desenvolvimento Nacional?
– Como fomentar e regular as inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia?
– Como conciliar a aplicação de normas técnicas e o direcionamento político para um desenvolvimento sustentável com vistas a promover o equilíbrio na exploração dos recursos naturais e a conservação dos mesmos?
– Qual a responsabilidade das empresas da área tecnológica na realização de obras públicas e como podemos melhorar esse processo de contratação?
– Que papéis desempenham os dirigentes educacionais na formação dos egressos das universidades?
– Como a política define o caminho da formação dos novos profissionais? O que podemos fazer para corroborar com a manutenção e o aperfeiçoamento do ensino?
Estas e outras questões têm sido constantes no cotidiano da imprensa nacional em razão de desastres ocorridos em grandes estruturas, bem como a participação de profissionais do Sistema Confea/Crea nessas ocorrências.
O Crea-SP integra um sistema profissional criado há 85 anos por Lei Federal. Por isso, faz parte do anseio dos profissionais questionar:
– Como mudar as normas às quais os profissionais e as empresas de engenharia e de agronomia estão submetidos para que se alcance um aperfeiçoamento do Sistema, tornando-o cada vez mais atualizado?
– Como promover o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico, criando condições facilitadoras para o desenvolvimento consciente e responsável da Engenharia e da Agronomia?
– Como obter retorno positivo de empreendimentos em parcerias público-privadas nas atividades fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea?"
Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP - DCEV
Reportagem e fotos: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Gustavo Fernandez e Claudio Porto (Estagiário de Jornalismo).