A cada triênio, o Crea-PR realiza o Congresso Estadual de Profissionais (CEP), seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, especialmente na primeira etapa, em sua Inspetoria, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho.
“O Congresso de Profissionais segue a mesma metodologia adotada desde o início da minha gestão, primeiro ouvir todas as partes que formam o Sistema Confea/Crea, para posteriormente planejar as ações”, comenta o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha. O conselheiro do Crea-PR e coordenador do CEP, Eng. Civ. Samir Jorge, conta que “historicamente temos propostas que chamam a atenção, como as questões sobre o EAD, agrotóxicos, segurança do trabalho, prevenção contra incêndio, debates sobre a ART, entre outras. Esses são assuntos que tendem a dominar as discussões e entendemos que eles estarão novamente em pauta neste ano”, diz.

Nestas reuniões também são escolhidos os delegados, profissionais que representarão cada Inspetoria na etapa Regional. Conforme o regulamento, podem se candidatar a delegados os profissionais que apresentarem propostas de melhorias ao Sistema Profissional nas RPIs, que estejam em dia com a anuidade 2018 e que não tenham infrações ao Código de Ética Profissional nos últimos 5 (cinco) anos.
RPI Cianorte reuniu profissionais que debateram importantes assuntos para o Sistema Profissional

Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha participa da RPI Curitiba
Reuniões Preparatórias de Inspetorias (RPIs)
No Paraná, as RPIs estão acontecendo em todas as Inspetorias do Crea-PR, desde o dia 11 de fevereiro, estendendo-se até 21 de março de 2019. Nas RPIs os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea têm a oportunidade de manifestar suas demandas e sugestões, por meio de formulário eletrônico disponível em seu acesso restrito no sistema do Crea-PR. As propostas aprovadas nessa primeira etapa são pautadas para a próxima fase, a Reunião Preparatória Regional. O profissional que não tiver disponibilidade para participar da RPI também pode registrar sua sugestão no acesso restrito, porém a presença na reunião é muito importante para que tenha a oportunidade de debater com os demais profissionais a sua sugestão.
