Crea-BA organiza estrutura para a realização do 9º CEP

Aprovar propostas para o Sistema Confea/Crea e Mútua. Este é o objetivo do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) , que este ano tem como tema: O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia brasileiras. O Crea-BA iniciará uma verdaderia maratona pelo interior e Região Metropolitana de Salvador para garantir uma grande participação dos profissionais da Bahia no Congresso Estadual de Profissionais (CEP), previsto para a primeira quinzena de junho e que definirá a participação dos delegados baianos que participarão do encontro nacional.

De acordo com o assessor de relações institucionais do Crea-BA, José Augusto Queiróz, os prazos para a realização dos eventos regionais e estadual estão curtos e, para poder realizar 32 encontros, será necessária uma força-tarefa envolvendo vários setores e os inspetores. “A ideia é apresentar a proposta no dia 11 de abril para a comissão organizadora do CEP e em seguida, junto com o regimento, submetida ao plenário para iniciarmos os trabalhos”, observa.

Ele destacou ainda que no planejamento, além da realização das reuniões em cada inspetoria (o Crea possui 26 distribuídas na sede, interior e região metropolitana), está incluso também a organização de cinco mini-congressos regionais, que serão realizados nas maiores cidades da Bahia. “A ideia é reunir propostas específicas para os temas debatidos e sistematizar no CEP”, afirma.

No último CEP, realizado em 2013, foram destacados assuntos, como: a necessidade de maior participação profissional no sistema e atualização da Lei 5.194/66. Na 8ª edição, foram colhidas 140 propostas, sendo que 20 foram levadas ao CNP e contou com a participação de aproximadamente dois mil técnicos, tecnólogos e engenheiros.

Os eixos temáticos escolhidos pela Comissão Organizadora Nacional do evento deste ano, foram: Fortalecimento da Engenharia e Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação e Carreira e Prerrogativa da Engenharia e Agronomia. O CNP será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, em Foz do Iguaçu, paralelo a 73ª Semana Nacional da Engenharia e Agronomia da Bahia (Soea).

Nadja Pacheco Crea-BA