Marco legal e ampliação do debate

O que você achou do CNP?

Uma das coisas mais importantes do CNP é que ele é importante não só para os engenheiros, mas para sociedade. Tivemos uma ampla discussão do setor da engenharia, em um momento em que o país vive um momento de muitas atividades, com grandes eventos, com acidentes, com estruturação. E me sinto honrado de estar fazendo parte deste momento de modificação de leis em que ganham os engenheiros e ganha a sociedade civil com todo esse processo que desaguou nesta tribuna, consolidando a evolução da área tecnológica.

Edilson Carlos Catete Delegado do Crea-RJ

O CNP é um passo extremamente importante, contemplando a visão de todos os profissionais através de seus representantes. Temos juízo crítico sobre o que a Engenharia pode fazer pelo Brasil. Acho que muitos temas são mais internos. Temas de impacto para o país acabaram tendo uma discussão mais superficial, desde a pesquisa e o desenvolvimento à educação. É muito pouco aprofundado. Ficamos mais em torno de questões internas, que precisam ser discutidas, mas nós geralmente só nos limitamos a esses temas.

Rubens Moreira Delegado do Crea-MG

A expectativa era maior. Houve problemas na votação eletrônica e questões políticas que não deveriam ter sido trazidas ao Congresso. Mas, no geral, atendeu à discussão do Marco Legal, levando as propostas do nosso Congresso ao Congresso Nacional. Resta ao Confea e à Frente Parlamentar cuidar para que elas não sejam modificadas em desfavor da Engenharia e da Agronomia.

Socorro Seabra Delegada da Mútua-PI

A avaliação é que retomamos discussões profissionais diante da evolução tecnológica permanente. Então, são os mesmo pontos há mais de 15 anos. Mas acho que este selo de qualidade deveria ser composto por delegados não ligados à cúpula do Sistema. Aqui temos muito poucos profissionais não ligados a essa cúpula. Acho que estas questões não deveriam ser definidas pelas próprias entranhas. Cada delegado vê as coisas pelo próprio umbigo profissional. Por isso, sou favorável que as eleições sejam amplas, para todos os níveis, pela internet.

Abelardo Ribeiro Delegado do Crea-MG

Não atendeu à expectativa de que fosse um Congresso mais organizado. A metodologia de trabalho estava boa, mas ela não foi obedecida, o que gera um descrédito em relação a esse tipo de evento. Em função disso, não acredito que os objetivos tenham sido atendidos de maneira satisfatória, deixando muito a desejar. O país, incluindo os políticos, ainda tem que aprender a respeitar esse processo democrático. É o caso do PL do Collor, cuja discussão deveria ter vindo deste fórum, o que gerou uma lei que beneficia uns e atrapalha outros.

Sandra Severo D’Abreu Delegada do Crea-RS