Mais trinta profissionais participaram, ontem (14/5), do 2º Encontro Regional de Profissionais (ERP), realizado na inspetoria do Crea-GO em Catalão. O evento abrangeu, ainda, as cidades de Pires do Rio, Ipameri e Caldas Novas. Os ERPs de 2019 são realizados pelo Crea-GO, com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.
O evento de Catalão foi comandado pelo coordenador da Comissão Organizadora do Congresso Estadual de Profissionais de Goiás, Eng. Civ. Ricardo Veiga, que presidiu a mesa de trabalhos; pelo inspetor titular do Crea em Catalão, Eng. Civ. Raul Evangelista, vice-presidente da mesa; pelo coordenador-adjunto da Comissão e secretário da mesa, Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo; e pelo membro da Comissão Organizadora, Eng. Civ. Saulo Bruno Silveira e Souza, que foi o relator do Encontro.
Entre os profissionais presentes, estiveram os inspetores do Crea em Catalão, Eng. Agr. Benedito Adorno Filho e Eng. Civ. Pedro Silva de Souza; os inspetores de Caldas Novas, Eng. Civ. Clécio Guimarães e Eng. Civ. Cleiton Carneiro; de Ipameri, Eng. Ftal. Maria Tereza Alves, Eng. Agr. Frederico Gomes e Eng. Ftal. Ulisses Costa Júnior; e de Pires do Rio, Eng. Agr. Luciene Mazon e Eng. Civ. Danylo Pimenta de Souza. O assessor institucional de Políticas Públicas do Conselho, Eng. Civ. Victor Resende, também prestigiou o encontro.
Apresentações – No evento, Ricardo Veiga deu as boas-vindas aos participantes e realizou uma apresentação institucional do Crea-GO. O conselheiro abordou todo o trabalho que o Conselho vem desenvolvendo em prol de seus profissionais e de toda a sociedade goiana. O Livro de Ordem Eletrônico do Crea-GO, o sistema de Business Intelligence(BI) aplicado à fiscalização proativa, a fiscalização georreferenciada e os convênios firmados com diversos órgãos do Estado estiveram entre os tópicos abordados. “O propósito é discutirmos um pouco a nossa atuação enquanto sistema profissional das engenharias, da agronomia e das geociências”, comentou Ricardo.
Coordenador da Comissão Organizadora, o Eng. Civ. Ricardo Veiga faz apresentação institucional do Crea-GO
O coordenador-adjunto da Comissão, Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo, por sua vez, tratou do objetivo do Encontro de Profissionais e também do que o evento representa para os profissionais e para o Sistema Confea/Crea e Mútua. “A cada três anos, acontece o Congresso Nacional de Profissionais, que reúne os delegados de cada Estado da federação, levando as proposições estaduais, com o objetivo de melhorar ainda mais o nosso Sistema. O Encontro Regional é o primeiro passo para a mudança”, destacou o conselheiro. Aquila ainda foi o responsável por apresentar os eixos temáticos da discussão.
O tema definido pelo Confea para os encontros de 2019 é “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto contempla os seguintes eixos temáticos: Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e Agronomia; Recursos Naturais – O papel da Engenharia e Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade; Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia; Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras; e Atuação das Empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.
O Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo, coordenador-adjunto da Comissão, apresenta o tema e os eixos temáticos definidos pelo Confea
Propostas – Principal objetivo do evento, durante o ERP de Catalão diversas propostas foram discutidas e apresentadas pelos participantes, de acordo com os eixos temáticos definidos pelo Conselho Federal. Entre as principais, que serão agrupadas e apresentadas durante o Congresso Estadual, estão propostas de informatização da fiscalização de eventos temporários em parceria com as prefeituras e o Corpo de Bombeiros; investigação da qualidade dos cursos da área tecnológica; implementação da fiscalização dos Crea nos municípios; normatização do serviço profissional em cartórios; elaboração de um Cadastro Estadual de Nascentes e outros.
Profissionais participantes do ERP de Catalão discutem e organizam as propostas da região
Eleições – No Encontro de Catalão, ainda foram eleitos os três profissionais que representarão a região abrangida pelo evento no 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), marcado para 26 de junho, na sede do Crea-GO, em Goiânia. Foram eleitos com votos secretos dos participantes: o Eng. Eletric. Rogério Marcelino Batista, o Eng. Agr. Benedito Soares Adorno e o Geog. Elias Ferreira de Barros, que defenderão as propostas do ERP de Catalão no Congresso Estadual.
Os profissionais participantes elegem seus representantes com votos secretos, apurados pela mesa
Outros ERPs – Depois de Catalão, mais quatro cidades ainda sediarão os Encontros Regionais de Profissionais até o dia 30 de maio, sempre das 13h30min às 18h: Luziânia (21/5), Ceres (23/05), Goiânia (28/5) e Itumbiara (30/5). A cidade de Rio Verde recebeu o primeiro evento, no dia 9 de maio. Os encontros são realizados nas inspetorias do Crea nas respectivas cidades ou na sede do Conselho, no caso de Goiânia. No total, serão eleitos 18 representantes que participarão do Congresso Estadual de Goiás, sendo três em cada ERP.
Os eleitos no ERP de Catalão: Eng. Eletric. Rogério Marcelino Batista (E), o Geog. Elias Ferreira de Barros e o Eng. Agr. Benedito Soares Adorno (D)
DEPOIMENTOS
“Acredito que a abertura para a participação efetiva dos profissionais, com sugestões de melhorias, é muito importante. Acho, também, que essa integração e troca de conhecimentos deveria acontecer com mais frequência, gerando mais ideias para o melhoramento do nosso Sistema profissional como um todo.”
Eng. Civ. Glauco Maynard, profissional de Catalão-GO